domingo, 7 de agosto de 2011

Histórias em quadrinhos

     


     A História em Quadrinhos, ao falar diretamente ao imaginário da criança, preenche suas expectativas e a prepara para a leitura de obras escritas. A experiência de folhear as páginas de uma revista de quadrinhos pode gerar e perpetuar o gosto pelo livro impresso, independente de seu conteúdo. Além disso, o aprendizado por meio do uso de quadrinhos é mais proveitoso.
     Os quadrinhos vêm sendo utilizados com sucesso em livros didáticos há três décadas. Artistas e pedagogos unem-se para aproveitar as possibilidades técnicas, narrativas e expressivas dos quadrinhos no que tange à disseminação mais eficiente de conhecimento
     Da mesma forma, aseqüencialidade (a maneira como se articula a narrativa quadrinhográfica, com uma vinheta sucedendo a outra, em ordem lógica, mas fragmentada temporalmente, o que exige participação e perspicácia da parte do leitor para preencher os momentos não mostrados), assume, para Abrahão, "o caráter de verdadeiro relato visual ou imagístico, que sugestivamente se integra com as rápidas conotações do texto escrito, numa perfeita identificação e entrosamento das duas formas de linguagem: a palavra e o desenho. Exatamente como convém ao caráter sincrético e intuitivo do pensamento infantil" (MOYA, 1977, p. 150-151). Dessa forma, o quadrinho torna mais interessante o conteúdo a ser estudado, e mais: exige do aluno uma percepção maior do meio empregado, a História em Quadrinhos.
     A leitura é apenas uma das possibilidades de emprego da História em Quadrinhos no ensino. Pierre Michel, professor do Liceu de Corbeil, na França, destaca as aplicações dos quadrinhos na educação (MICHEL, 1976, p. 137): trata-se de "um material que pode suscitar a reflexão, a pesquisa e a criação" e não meramente a leitura descompromissada.
Trecho extraido: http://pt.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula


     Não se pode fala de em desenhos animados sem falar em Mauricio de Sousa por isso vou postar aqui algumas historias dele e endereços para pesquisa.


http://www.monica.com.br/comics/fwelcome.htm

Observações: Esse blog tem a finalidade de ajudar as pessoas a se expressarem, por isso aqui foi postado histórias em quadrinhos. Se algum leitor do blog produzir esse tipo de trabalho e só manda para mim e terei o maior prazer em posta-lo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário